Geração e Avaliação de Diagramas Operacionais de Alívio de embarcação FLNG empregando o sistema SITUA-Prosim.

PeríodoNovembro de 2011 a Novembro de 2012

Linha(s) de Pesquisa:

  • Estruturas e Sistemas Offshore
  • Sistemas Computacionais Orientados à Indústria do Petróleo
  • Otimização e Métodos Computacionais Inspirados na Natureza.

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

Resumo: Avaliar a segurança de operações de alívio de embarcações FLNG de produção e armazenamento de gás liquefeito. Nestes estudos consideramos diferentes alternativas para o sistema de alívio, em termos da configuração dos mangotes (totalmente aéreos, ou semi-flutuantes), e do tipo e posicionamento dos carretéis que suportam os mangotes. Para avaliar a segurança das operações empregando esses diferentes sistemas, foram gerados diagramas definindo a envoltória das posições onde o sistema pode operar de forma segura, tanto na fase de alívio quanto de desconexão. Considerando que tanto a plataforma FLNG quanto o navio aliviador sofrem movimentos sob a ação dos carregamentos ambientais, esses diagramas (referidos como Zona de Operação Segura – ZOpS) correspondem a uma zona de segurança para o passeio relativo entre a plataforma FLNG e o navio aliviador dentro da qual a operação não é comprometida.

A metodologia para a geração desses diagramas envolveu a geração de modelos numéricos e execução de análises estáticas e dinâmicas empregando o sistema SITUA-Prosim, para diferentes posições e aproamentos relativos do conjunto FPSO-Aliviador, sob diferentes combinações ambientais. A partir dos resultados de cada análise são verificadas as limitantes dos critérios de projeto dos mangotes criogênicos, e as fronteiras da ZOpS correspondem aos pontos onde o primeiro critério é violado.

Financiamento: Petrobras

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