Desenvolvimento de Métodos Computacionais, Aplicações no Projeto de Sistemas Offshore, Simulação de Operações de Instalação de Sistemas Offshore, Metodologias de Projeto de Sistemas Offshore
Formulação de novos algoritmos e métodos numéricos, compondo procedimentos de solução mais eficientes para problemas estáticos e dinâmicos, lineares e não-lineares, e que podem ter aplicação em diferentes problemas de engenharia em geral.
Os métodos formulados são implementados em programas computacionais orientados principalmente para a análise estrutural e hidrodinâmica de sistemas para produção de petróleo offshore. Em especial, pode-se mencionar o programa SITUA-Prosim, que vem sendo empregado pela Petrobras em diferentes atividades de projeto de sistemas offshore.
As ferramentas computacionais desenvolvidas incorporam não somente solvers baseados em algoritmos e métodos numéricos, mas também interfaces gráficas com recursos de pré-processamento para geração de modelos, e pós-processamento para visualização de resultados.
Além disso, também vem sendo aplicados recursos de soft computing ou inteligência computacional para complementar e/ou substituir métodos numéricos na síntese e otimização de sistemas offshore, e no tratamento de incertezas. Pode-se mencionar por exemplo o sistema OtimRiser (baseado em Algoritmos Genéticos) orientado à otimização de risers em catenária, ou o sistema OtimRota, orientado à síntese e otimização de rotas de dutos submarinos.
Dentre as principais ferramentas computacionais geradas pelos projetos executados pelo LAMCSO, destacam-se:
Estudo do comportamento e projeto de diversos tipos de sistemas offshore (plataformas, risers, sistemas de ancoragem, dutos, etc), para situações de produção, instalação e avaria.
Para isto, empregam-se tanto os programas computacionais desenvolvidos pela própria equipe do LAMCSO (como o SITUA-Prosim), quanto programas comerciais disponíveis no mercado (principalmente para análise local por Elementos Finitos, como o Ansys e o Abaqus).
Especial atenção tem sido dedicada ao desenvolvimento de concepções inovadoras de plataformas e sistemas de risers. Tais atividades vêm sendo exercidas a partir da década de 80, quando se estudavam plataformas auto-elevatórias e diferentes concepções de torres complacentes. Desde então, vêm sendo estudadas outras novas concepções, tais como:
Recentemente, também tem sido dedicado um foco especial na análise de operações de instalação de sistemas offshore. Assim, o sistema SITUA-Prosim tem sido empregado na geração de modelos e análise de diferentes operações de instalação e movimentação de dutos, risers, sistemas de ancoragem, equipamentos submarinos (árvores de natal, manifolds, etc). |
Finalmente, uma das atividades mais relevantes no contexto do projeto de sistemas offshore diz respeito ao estabelecimento de novas metodologias de projeto, avançando além do estado-da-arte atual. Por exemplo, empregando-se os novos métodos de análise acoplada (casco-ancoragem-risers) implementados no SITUA-Prosim, podem ser estabelecidas metodologias que levem gradualmente à completa integração entre o projeto de sistemas de ancoragem e o projeto dos risers. |