Período: Julho de 2014 a Julho de 2015
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Desenvolvimento, implantação e testes do protótipo de um sistema de monitoração de trações em linhas de ancoragem baseado no módulo de simulação numérica do programa SITUA-Prosim, semelhante ao considerado no projeto LAMCSO para o FPSO do Sistema Provisório de Cascade e Chinook, da Petrobras America Inc. (PAI), instalado no Golfo do México. No presente projeto, considera-se uma plataforma flutuante de produção instalada na costa brasileira.
Tomando dados medidos de movimento, o sistema de monitoração numérica alimenta o módulo de análise Prosim para fornecer as trações desejadas. O sistema é implantado em uma determinada “plataforma-piloto”, e poderá ser avaliado e estendido para as demais plataformas flutuantes de produção da Petrobras.
Financiamento: Petrobras
Período: Dezembro de 2010 a Dezembro de 2011
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Financiamento: Petrobras
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Desenvolvimentos da versão inicial do programa Prosim, referida como PROSIM-E. Tal versão é baseada em um modelo acoplado simplificado "estático", através da incorporação de facilidades para a discretização de linhas de ancoragem, tendões e risers por modelos de Elementos Finitos. Com isto é possível considerar os efeitos não-lineares estáticos decorrentes do acoplamento entre o modelo hidrodinâmico do casco e as linhas de plataformas flutuantes, tratando simultâneamente, em uma mesma análise, o modelo hidrodinâmico do casco e modelos de elementos finitos para os risers e as linhas de ancoragem.
Financiamento: Petrobras
Período: Agosto de 1999 a Outubro de 2000
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Desenvolver e implementar novas ferramentas para simulação numérica de unidades flutuantes ancoradas através de modelos acoplados, com recursos para a análise de unidades baseadas em navios, tais como as unidades FPSO. Como ponto de partida serão tomados os programas DYNASIM e PROSIM. O programa resultante, intitulado DYNASIM-A, combina os aspectos positivos destes programas, incorporando, em uma única estrutura de código e de dados, o modelo hidrodinâmico para navios do DYNASIM, o modelo acoplado para as linhas representadas por elementos finitos do PROSIM, e novos recursos especialmente desenvolvidos para a análise acoplada de unidades ancoradas.
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Financiamento: Petrobras
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Este projeto dá prosseguimento aos desenvolvimentos iniciais que resultaram na implementação da primeira versão do programa Prosim (baseado em modelos acoplados para a simulação numérica do comportamento de plataformas flutuantes ancoradas), no escopo do projeto "Programa de Simulação Numérica do Comportamento de Unidades Flutuantes Ancoradas[B1] ". Agora, são implementadas novas facilidades no programa PROSIM-E (que empregava um modelo acoplado simplificado, estático), e é desenvolvido o programa PROSIM‑D, que incorpora um modelo acoplado onde as linhas são tratadas por análises dinâmicas. Desta forma, são considerados adequadamente todos os efeitos não-lineares e dinâmicos decorrentes do acoplamento entre o casco e as linhas.
Financiamento: Petrobras