Período: 2006-2007
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Efetuar análises para a simulação do comportamento durante diferentes etapas da instalação do oleoduto que interliga a plataforma de Xaréu-1 (PXA-1) ao quadro de bóias, no litoral do Ceará.
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Financiamento: Petrobras
Linha(s) de Pesquisa: Estruturas e Sistemas Offshore.
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Efetuar análises para a simulação do comportamento durante diferentes etapas da instalação do oleoduto que interliga a plataforma de Xaréu-1 (PXA-1) ao quadro de bóias, no litoral do Ceará.
Financiamento: Petrobras
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Os objetivos gerais deste projeto incorporam o estudo do comportamento de ruptura de dutos com defeitos que interagem, por meio de ensaios de laboratório,modelos numéricos e modelos analíticos. Com base nos bancos de dados gerados pelos resultados dos ensaios e das análises numéricas é desenvolvido ou validado um critério para interação de defeitos. Além disso é desenvolvido/validado um método para avaliação de defeitos que interagem. Estes trabalhos são realizados por diferentes instituições de pesquisa: a COPPE/UFRJ, a PUC-Rio e o Laboratório Nacional de Computação Científica, cabendo à COPPE e ao o CENPES/Petrobras a coordenação técnica e administrativa do projeto.
O critério de interação e o método de avaliação estabelecidos pelo presente projeto serão usados pela PETROBRAS com o objetivo de aumentar a segurança operacional da sua rede dutoviária. O projeto é um trabalho de grande envergadura pois, como a geometria dos defeitos de corrosão é muito variada, é necessário efetuar estudos paramétricos extensivos para investigar a interação em diversas combinações de defeitos de tipos variados.
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Financiador: FINEP/Petrobras
Período: Agosto de 2001 a Agosto de 2004
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Assistência técnica e assessoria na avaliação da integridade estrutural de dutos integrantes da rede dutoviária do sistema PETROBRAS. São considerados dutos aquecidos, dutos submetidos a carregamento devido a movimentação de solo, e dutos com amassamentos.
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Financiador: Petrobras
Período: Janeiro de 2005 a Julho de 2006
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Estudo do comportamento de ruptura de dutos corroídos, com defeitos longitudinais curtos, empregando o Método dos Elementos Finitos. São gerados modelos e efetuadas análises para diferentes espécimes tubulares (ETs) ensaiados em laboratório. Realiza-se a validação de dois tipos de modelos de elementos finitos: modelo de elementos de casca e modelo de elementos sólidos. Tomando os modelos validados, efetuam-se estudos de casos que irão permitir a comparação dos resultados numéricos com os fornecidos por ensaios experimentais e métodos empíricos.
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Financiador: Petrobras