Período: Setembro de 2013 a Setembro de 2016
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Financiamento: Petrobras
Período: Novembro de 2012 a Fevereiro de 2013
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Financiamento: Petrobras
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Avaliar as etapas de instalação das diferentes linhas de ancoragem e risers do sistema. Para isso foram gerados modelos multi-corpos e multi-linhas, considerando os cascos das três plataformas, suas linhas de ancoragem, tendões, risers e jumpers. Nas análises executadas, atenção especial foi dedicada a identificar a possibilidade de interferência entre as linhas do sistema. A partir dos resultados das análises, procuramos avaliar os comprimentos necessários das linhas e o posicionamento dos rebocadores durante as diferentes etapas dos procedimentos de instalação, de modo que estas operações de instalação fossem realizadas de maneira segura.
Financiamento: Petrobras
Período: Novembro de 2011 a Novembro de 2012
Linha(s) de Pesquisa:
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Avaliar a segurança de operações de alívio de embarcações FLNG de produção e armazenamento de gás liquefeito. Nestes estudos consideramos diferentes alternativas para o sistema de alívio, em termos da configuração dos mangotes (totalmente aéreos, ou semi-flutuantes), e do tipo e posicionamento dos carretéis que suportam os mangotes. Para avaliar a segurança das operações empregando esses diferentes sistemas, foram gerados diagramas definindo a envoltória das posições onde o sistema pode operar de forma segura, tanto na fase de alívio quanto de desconexão. Considerando que tanto a plataforma FLNG quanto o navio aliviador sofrem movimentos sob a ação dos carregamentos ambientais, esses diagramas (referidos como Zona de Operação Segura – ZOpS) correspondem a uma zona de segurança para o passeio relativo entre a plataforma FLNG e o navio aliviador dentro da qual a operação não é comprometida.
A metodologia para a geração desses diagramas envolveu a geração de modelos numéricos e execução de análises estáticas e dinâmicas empregando o sistema SITUA-Prosim, para diferentes posições e aproamentos relativos do conjunto FPSO-Aliviador, sob diferentes combinações ambientais. A partir dos resultados de cada análise são verificadas as limitantes dos critérios de projeto dos mangotes criogênicos, e as fronteiras da ZOpS correspondem aos pontos onde o primeiro critério é violado.
Financiamento: Petrobras
Linha(s) de Pesquisa: Estruturas e Sistemas Offshore
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
Resumo: Desenvolver e implementar novas ferramentas para simulação numérica de unidades flutuantes ancoradas através de modelos acoplados, com recursos para a análise de unidades baseadas em navios, tais como as unidades FPSO. Como ponto de partida serão tomados os programas DYNASIM e PROSIM. O programa resultante, intitulado DYNASIM-A, combina os aspectos positivos destes programas, incorporando, em uma única estrutura de código e de dados, o modelo hidrodinâmico para navios do DYNASIM, o modelo acoplado para as linhas representadas por elementos finitos do PROSIM, e novos recursos especialmente desenvolvidos para a análise acoplada de unidades ancoradas.
Financiamento: Petrobras