Projeto de Sistemas Offshore

Avaliação de Procedimentos de Instalação/Intervenção em Linhas de Ancoragem da Plataforma P-08.

PeríodoSetembro de 2013 a Setembro de 2016

Linha(s) de Pesquisa:

  • Estruturas e Sistemas Offshore

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

  • Avaliar a viabilidade de procedimentos de instalação/intervenção no sistema de ancoragem para acertar a posição neutra da plataforma e equalizar as trações em suas linhas de ancoragem. Os procedimentos foram estudados e verificados através de simulações acopladas estáticas e dinâmicas com o SITUA-Prosim. Como resultado, foi possível estabelecer uma sequência de procedimentos de intervenção (e uma correspondente janela de condições de carregamento ambiental), de modo a realizar as operações com segurança, mantendo os passeios da plataforma dentro da zona de segurança de seus risers, e mantendo as trações nas linhas de ancoragem abaixo de limites especificados pelos critérios de projeto
  • Financiamento: Petrobras

Estudos e Verificações de Bóias de Sustentação de Risers (BSR) para os FPSO Pilotos 2 e 3 do Pré-Sal da Bacia de Santos utilizando o sistema SITUA-Prosim.

PeríodoNovembro de 2012 a Fevereiro de 2013

Linha(s) de Pesquisa:

  • Estruturas e Sistemas Offshore

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

  • Avaliação do comportamento global dos sistemas BSR a ser instalados no campo de Sapinhoá do pré-sal da Bacia de Santos. Para as situações operacionais, realizamos análises estáticas e dinâmicas com a atuação de carregamentos ambientais anuais e extremos, compondo estudos paramétricos e de sensibilidade, e permitindo a avaliação da integridade do sistema.
  • Além disso, nesse projeto dedicamos atenção especial à verificação das diferentes etapas do procedimento de instalação das boias. Tratava-se de um aspecto crítico no projeto desse tipo de sistema, que estava sendo instalado pela primeira vez. As avaliações foram efetuadas para diferentes situações: desde a situação “intacta” considerando que nada desse errado durante a operação, até situações de avaria considerando diferentes tipos de incidentes: por exemplo, alagamento de alguns compartimentos da boia; rompimento de uma das linhas de instalação; rompimento dos tendões provisórios; perda de posicionamento de algum dos rebocadores; e eventuais erros de operação, incluindo controle inadequado do pagamento/recolhimento das linhas de instalação durante o procedimento de descida da boia.

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Financiamento: Petrobras

 

Avaliação de Interferência de Linhas de Unidades Flutuantes no Campo de Papa-Terra Empregando o Sistema SITUA-Prosim.

Período: Maio de 2011 a Novembro de 2011

Linha(s) de Pesquisa:

  • Estruturas e Sistemas Offshore
  • Sistemas Computacionais Orientados à Indústria do Petróleo
  • Otimização e Métodos Computacionais Inspirados na Natureza.

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

Resumo: Avaliar as etapas de instalação das diferentes linhas de ancoragem e risers do sistema. Para isso foram gerados modelos multi-corpos e multi-linhas, considerando os cascos das três plataformas, suas linhas de ancoragem, tendões, risers e jumpers. Nas análises executadas, atenção especial foi dedicada a identificar a possibilidade de interferência entre as linhas do sistema. A partir dos resultados das análises, procuramos avaliar os comprimentos necessários das linhas e o posicionamento dos rebocadores durante as diferentes etapas dos procedimentos de instalação, de modo que estas operações de instalação fossem realizadas de maneira segura.

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Financiamento: Petrobras

Geração e Avaliação de Diagramas Operacionais de Alívio de embarcação FLNG empregando o sistema SITUA-Prosim.

PeríodoNovembro de 2011 a Novembro de 2012

Linha(s) de Pesquisa:

  • Estruturas e Sistemas Offshore
  • Sistemas Computacionais Orientados à Indústria do Petróleo
  • Otimização e Métodos Computacionais Inspirados na Natureza.

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

Resumo: Avaliar a segurança de operações de alívio de embarcações FLNG de produção e armazenamento de gás liquefeito. Nestes estudos consideramos diferentes alternativas para o sistema de alívio, em termos da configuração dos mangotes (totalmente aéreos, ou semi-flutuantes), e do tipo e posicionamento dos carretéis que suportam os mangotes. Para avaliar a segurança das operações empregando esses diferentes sistemas, foram gerados diagramas definindo a envoltória das posições onde o sistema pode operar de forma segura, tanto na fase de alívio quanto de desconexão. Considerando que tanto a plataforma FLNG quanto o navio aliviador sofrem movimentos sob a ação dos carregamentos ambientais, esses diagramas (referidos como Zona de Operação Segura – ZOpS) correspondem a uma zona de segurança para o passeio relativo entre a plataforma FLNG e o navio aliviador dentro da qual a operação não é comprometida.

A metodologia para a geração desses diagramas envolveu a geração de modelos numéricos e execução de análises estáticas e dinâmicas empregando o sistema SITUA-Prosim, para diferentes posições e aproamentos relativos do conjunto FPSO-Aliviador, sob diferentes combinações ambientais. A partir dos resultados de cada análise são verificadas as limitantes dos critérios de projeto dos mangotes criogênicos, e as fronteiras da ZOpS correspondem aos pontos onde o primeiro critério é violado.

Financiamento: Petrobras

Procedimentos para Análise Acoplada de Unidades Flutuantes Ancoradas, com Recursos Especiais para Un

Período: Agosto de 1999 a Outubro de 2000

Linha(s) de Pesquisa: Estruturas e Sistemas Offshore

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

Resumo: Desenvolver e implementar novas ferramentas para simulação numérica de unidades flutuantes ancoradas através de modelos acoplados, com recursos para a análise de unidades baseadas em navios, tais como as unidades FPSO. Como ponto de partida serão tomados os programas DYNASIM e PROSIM. O programa resultante, intitulado DYNASIM-A, combina os aspectos positivos destes programas, incorporando, em uma única estrutura de código e de dados, o modelo hidrodinâmico para navios do DYNASIM, o modelo acoplado para as linhas representadas por elementos finitos do PROSIM, e novos recursos especialmente desenvolvidos para a análise acoplada de unidades ancoradas.

Financiamento: Petrobras

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