Modelagem e Simulação Numérica de Procedimentos de Canhoneio em Poços de Petróleo

Período: Outubro de 2003 a Outubro de 2007

Linha(s) de Pesquisa:

• Estruturas e Sistemas Offshore

Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob

Resumo: Geração de modelos numéricos tridimensionais e execução de análises por Elementos Finitos de operações de canhoneio de poços de petróleo. Com o resultado destas análises, avalia-se a influência dos diversos parâmetros geométricos e físicos envolvidos nessas operações sobre o comportamento de fluxo em poços canhoneados. A meta é determinar a relevância desses parâmetros ao problema de fluxo, e a sensibilidade da produção à sua variação.

Com isso, pode-se dotar a Petrobras de ferramentas para estudo do problema, permitindo efetuar o dimensionamento de operações de canhoneio levando em conta as características das rochas e fluidos dos reservatórios brasileiros em processo de explotação. Tais ferramentas permitirão à Petrobras avançar no dimensionamento de tais operações, sem depender exclusivamente de informações e resultados fornecidos pelas empresas prestadoras de serviço.

Os modelos desenvolvidos podem também ser empregados para direcionar estudos experimentais realizados pelo CTEX/IME (Centro Tecnológico do Exército, Instituto Militar de Engenharia). Outro resultado deste projeto é desenvolver competência em recursos humanos para atuar na área de canhoneio.

Financiador: Petrobras

Fazer Login