Estudos e Verificações de Bóias de Sustentação de Risers (BSR) para os FPSO Pilotos 2 e 3 do Pré-Sal da Bacia de Santos utilizando o sistema SITUA-Prosim.
Período: Novembro de 2012 a Fevereiro de 2013
Linha(s) de Pesquisa:
- Estruturas e Sistemas Offshore
Coordenador: Prof. Breno Pinheiro Jacob
- Avaliação do comportamento global dos sistemas BSR a ser instalados no campo de Sapinhoá do pré-sal da Bacia de Santos. Para as situações operacionais, realizamos análises estáticas e dinâmicas com a atuação de carregamentos ambientais anuais e extremos, compondo estudos paramétricos e de sensibilidade, e permitindo a avaliação da integridade do sistema.
- Além disso, nesse projeto dedicamos atenção especial à verificação das diferentes etapas do procedimento de instalação das boias. Tratava-se de um aspecto crítico no projeto desse tipo de sistema, que estava sendo instalado pela primeira vez. As avaliações foram efetuadas para diferentes situações: desde a situação “intacta” considerando que nada desse errado durante a operação, até situações de avaria considerando diferentes tipos de incidentes: por exemplo, alagamento de alguns compartimentos da boia; rompimento de uma das linhas de instalação; rompimento dos tendões provisórios; perda de posicionamento de algum dos rebocadores; e eventuais erros de operação, incluindo controle inadequado do pagamento/recolhimento das linhas de instalação durante o procedimento de descida da boia.
Financiamento: Petrobras